Sunday, August 05, 2007

[o aval]

a.val
s. m. 1. Dir. Garantia plena e solidária, prestada por terceiro(s), a favor de obrigado por letra de câmbio, nota promissória, ou título semelhante, caso o emitente, sacador ou aceitante não o possa liquidar. 2. Fig. Apoio moral ou intelectual. Pl.: avales e avais.


Assim o dicionário o define. Embora eu realmente, mesmo tão facilmente crível, entenda que o adjetivo 'pleno' acima citado não lá exista com tanta facilidade...

Mas a questão a ser tratada neste texto é meramente a do último significado dado na explicação do dicionário: apoio moral ou intelectual.

O aval é algo importante: ele retira a totalidade da responsabilidade: ele divide: o aval é cúmplice. Eu, realmente, o busco sempre que possível. O aval é um aperto de mão, um abraço, um cafuné. O aval é uma concordância: uma amizade: um bem-querer: um entender: um aceitar.

O aval diz sem solenidades: pode seguir: vá em frente: faça sim.

Buscar o aval é não seguir sozinho. Buscar o aval é dizer: vem junto comigo, que é bom tê-lo ao meu lado.

O aval é sempre bom: quando é dado e quando é recebido. O aval é puro quando é verdadeiro: e tudo o que é verdadeiro é mais bonito - porque é o que é.

Eu amo o aval. O recito em minhas preces, o agradeço em meus carinhos, o clamo em minhas dores.

O aval é presença sempre querida. É sempre bem-vindo. Como um amigo do peito.

O aval deve vir junto de toda decisão importante [para que ela tenha o sabor de vários sorrisos ou de vários abraços] - mas também pode vir nas pequenas ações: pois é sempre um aconchego.

Sinônimo de companhia, o aval acalenta a alma. O aval aquece, se frio. Traz brisa, se abafado.

Ele olha nos olhos, parceiro, quando sério. Olha de canto, cúmplice, quando cotidiano.

O aval nos faz queridos: nos deixa ir em paz. O aval diz: se estiver errado, erraremos juntos: estou junto contigo.

E por isso é visita gostosa, se o recebemos. E presente sincero, se o damos.

Mas o aval tem uma exigência: ele requer intimidade, respeito. O aval é como um abraço ou um beijo: é estranho vindo de um estranho. O aval necessita de conhecimento para que traga conforto. É um abandonar-se, deixar-se julgar, esperar ser entendido. O aval beija a testa e abraça longamente. E é como uma música suave: traz paz - na proporção exata do tamanho do aval dado.

É como uma confissão escutada, sem penitência no seu final. O aval permite exatamente o que precisa ser permitido. É um colo. E a promessa de que tudo ficará bem no final.

5 comments:

Jana said...

MENINA TEMPLATE!!!! que cute!!!

Mandei email pro Alexandre e publiquei no meu blog, sem pedir o aval dele. O que é ética? Ainda te culpo por não ter deixado eu desabafar contigo por causa da tua cirurgia.

Beijos Muitos!!!

P.S:Qto aos templates, te dei várias opções exatamente pra cada vez que vc quisesse mudar o layout tivesse uma mais ou menos parecida.

Menáge à Trois said...

Acho que mesmo aquele que não tem, sempre procura um aval, seja na voz do outro, seja na voz de Deus.

Muito bom o texto


Como ninguém

Let's said...

é inevitável a nossa eterna procura pelo "aval".

e do teu post anterior, me veio à mente aquela frase do Quintana: "eles passarão, eu passarinho"

Jana said...

Vc já voltou? Como foi de viagem?

Tô prcisando da minha Cybill.

Jana said...

é só um toque, nós duas somos a árvore da maçã. Urru!